segunda-feira, 19 de março de 2012

Segurança Pessoal, principais cuidados.

Dicas para Segurança Pessoal

1. Evite caminhar sozinho à noite
Procure caminhar com outras pessoas à noite. Se estiver sozinho, caminhe em áreas bem iluminadas ou pegue um táxi, mesmo se precisar percorrer uma curta distância.

2. Proteja sua bolsa ou mala
Carregue sua bolsa ou mala de modo seguro do lado próximo à rua, para reduzir o risco de arrancarem sua bolsa. Certifique-se de que sua bolsa esteja completamente fechada e não facilmente acessível.

3. Tenha cuidado ao usar caixas automáticos
Esteja atento ao retirar dinheiro e não conte o dinheiro na frente de outras pessoas. Tenha cuidado ao usar caixas automáticos em áreas isoladas ou locais escuros.

4. Esteja atento à vizinhança
Esteja alerta e consciente sobre o que está acontecendo à sua volta. O uso de fones de ouvido ou escrever/conversar em seu celular pode reduzir sua atenção e
pode torná-lo mais vulnerável a crimes pessoais.

5. Seja confiante e decidido
Caminhar com confiança, usar uma forte linguagem corporal e fazer contato visual com os outros irá reduzir o risco de se tornar um alvo.

6. Áreas isoladas são um risco
Tente ficar em áreas movimentadas com muita atividade, caso esteja se exercitando ou apenas em suas atividades normais, especialmente à noite.

7. Não carregue grandes somas de dinheiro
Nunca carregue mais dinheiro do que precisa.

8. Mantenha sua bolsa ou carteira seguras
Mantenha sempre sua bolsa ou carteira em local seguro próximo ao corpo, como em um cinto para colocar dinheiro ou em um bolso inacessível.

9. O consumo de álcool pode ser um risco
O consumo excessivo de álcool pode ocasionar um aumento do risco em caso de perigo. Ao sair dos locais, seja cuidadoso nas calçadas e ruas e fique atento às
outras pessoas.

10. Leve seu telefone celular ou um cartão de telefone com você
Quando estiver passeando, correndo ou se exercitando, leve sempre com você seu telefone celular ou um cartão de telefone para os casos de acidente.





Ajuda e assistência

Ajudar outras pessoas em caso de necessidade é essencial.

ü      Atenda aos pedidos de ajuda
Atender a um pedido de socorro é essencial. Não imagine apenas que outra pessoa irá ajudar. Ao prestar assistência, você pode evitar um assalto ou crime violento e/ou atividade suspeita, mas certifique-se de não se colocar em perigo ao fazê-lo.
ü      Chame a polícia
Disque sempre para 190 para pedir ajuda à polícia em caso de emergência.
ü      Informe um crime
Todos os crimes pessoais devem ser informados diretamente à delegacia de polícia local. Atividades suspeitas também podem ser informadas diretamente à delegacia de polícia local.

Varie sua rotina

Tome algumas precauções quando andar na rua para reduzir o risco de se tornar um alvo para o crime pessoal.

ü       Ande em grupo
Se for sair sozinho, diga a alguém onde está indo.
ü      Leve um alarme pessoal
Considere a possibilidade de levar um alarme de segurança pessoal para o caso de acidentes.
ü      Crie um plano de segurança pessoal
Planeje o que fazer em diferentes situações nas quais sua segurança possa ser ameaçada.
ü      Nunca aceite carona ou ofereça
Nunca aceite uma carona de alguém que você não conhece.
ü      Não caminhe por atalhos ou ruelas
Mesmo que pareça tentador economizar tempo, evite atalhos isolados, especialmente à noite.
ü      Varie a rotina de suas atividades regulares
Para atividades de rotina como exercícios ou caminhar até o trabalho, colégio ou universidade, tente variar seu caminho.

Entre em ação em uma emergência

ü      Coloque sua bolsa ou pasta em local seguro
Em cafés, bares ou teatros não coloque sua bolsa no chão, ou a deixe pendurada na cadeira. Mantenha a bolsa à sua frente ou em seu colo.
ü      Não deixe objetos de valor sozinhos
Não deixe seus objetos de valor esquecidos em carrinhos de compras quando estiver no mercado, ou sobre uma mesa quando pedir sua comida ou bebida.
ü      Carregue seus objetos de valor de forma segura
Reduza o número de objetos de valor que você carrega e evite transportá-los todos em um mesmo lugar. Por exemplo, não coloque seu telefone celular, iPod e câmera, todos juntos na bolsa ou pasta.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Estacionar com segurança

Dicas para estacionar com segurança


Chegar ao local e deixar a chave do carro na mão manobrista do estacionamento. Nada mais cômodo, certo? Errado. Entregar seu veículo sem saber algumas informações básicas a respeito do estabelecimento e deste serviço pode dar dor de cabeça na volta.
Riscos, cutucados na lataria, estepes roubados e multas são os problemas mais comuns e podem ser percebidos tarde demais. Veja algumas dicas para que o simples ato de estacionar o carro não vire um transtorno.

Na legalidade:

O primeiro detalhe a se prestar atenção é se o estacionamento é legalizado. As regras variam de cidade para cidade, mas, por exemplo, em São Paulo (SP), o estabelecimento precisa ter afixados em local visível as tarifas cobradas, o número de vagas do local e as informações sobre o seguro.
Só na capital paulista, há 19 leis municipais que regulamentam o serviço de estacionamento. Há regras até para as vagas em 45º (em diagonal).

estacionadica
Sem aperto:

Alguns estacionamentos possuem o péssimo hábito de diminuir o tamanho das vagas para aumentar o número de lugares disponíveis. Este ‘aperto’ pode causar riscos e cutucões na lataria. Se possível, procure um local onde seja possível, ao menos, abrir as portas do veículo.

Vistoria:

Para evitar surpresas ao chegar em casa, vale a pena conferir o estado do carro antes de estacioná-lo e quando for retirá-lo. Desse modo, é possível saber o estado do carro e se apareceu alguma ‘surpresa’ no canto do para-choque, por exemplo.

Vistoria:



Na sua Residência procure sempre para com o carro de frente para quando for sair de casa, saia sempre de frente e nunca de marcha ré. Desta maneira temos mais condições de ações para prevenir de assaltos e invasões 


Não os deixe cair em tentação:

Por mais que você conheça o estacionamento e seus manobristas, rádios, óculos, tocadores de MP3 etc., são alvos fáceis para pessoas sem boas intenções. É melhor deixar os objetos fora da vista de terceiros, ou, se possível, levá-los consigo.

Nota fiscal não é lixo:

A primeira coisa que muitas pessoas fazem com a nota fiscal (ou recibo) do estacionamento é jogar o papel fora. Erro grave. Se aparecer uma multa gerada por algum manobrista do estabelecimento não há como comprovar de quem foi a culpa e, geralmente, o proprietário acaba por ficar com o prejuízo e com os pontos na carteira.
                                                            Fonte: I Carro