domingo, 14 de agosto de 2011

Condomínios e residências

Condomínios e residências
Freqüente nas grandes cidades assaltos em residências e condomínios, verdadeiras quadrilhas que causam pânico entre moradores e funcionários. Na maioria dos casos são falhas de procedimento entre moradores e funcionários facilitam o acesso destas quadrilhas.

Algumas dicas esses casos são importantes.

- Sempre atualizar procedimentos de segurança, porque métodos criminosos mudam, se adéquam às medidas de segurança dos condomínios. Portanto, mesmo instalado um sistema de segurança, com equipamentos, procedimentos e infra-estrutura, o condomínio não deve nunca se acomodar. A revisão desses tópicos precisa ser permanente.
- A seleção de pessoal doméstico e do condomínio deve ser rigorosa, com pesquisa da vida pregressa dos candidatos e verificação criteriosa das fontes de referência. Dar preferência para os que possuam cursos de formação e treinamento;
- Orientar adequadamente PORTEIROS, ZELADOR FUNCIONARIOS em geral. O pessoal de zeladoria, principalmente aqueles que desempenham funções na portaria do prédio, deve ser alertado para os diferentes disfarces e formas de execução usadas pelos bandidos e devem estar capacitados para tomar providências urgentes quando necessário, com a divulgação de casos ocorridos em outros condomínios;
- Estabelecer o sistema de identificação com crachá para todos os visitantes, com assinatura do condômino visitado. Cadastrar todos os condomínios com dados pessoais, dos veículos e até de parentes próximos, para uso em caso de emergência. Coletar esses dados eletronicamente, controlando o acesso de todos ao condomínio.
- Acompanhar o andamento de todos os trabalhos realizados no edifício. Em caso de obras no condomínio, contratar uma empreiteira, identificando os funcionários que serão alocados, antes do começo da obra. Exigir o uso de crachá com foto e, antes da obra, orientar porteiros e zelador a só deixar entrar os funcionários que foram identificados previamente pela empreiteira;
- Realizar a reciclagem e treinamento periódico de seus funcionários com foco na segurança do condomínio.
- Desenvolver reuniões periódicas com os condôminos a fim de despertar a consciência para a segurança de todos;
- Dar o mesmo treinamento de segurança aos funcionários que possam vir a substituir, mesmo que temporariamente, o porteiro. Assaltantes já têm explorado estas ''brechas'': entrar em momentos em que percebem funcionários que não os porteiros na guarita.
- Treinar perfeitamente os funcionários para o uso dos equipamentos e sistemas de segurança. Muitos condomínios desperdiçam dinheiro em equipamentos que os empregados não sabem utilizar corretamente.
- Sugere-se a instalação, na entrada do condomínio, de caixa ou abertura para encomendas, evitando a entrada do entregador;
- Deixar o aparelho de gravação de fitas do CFTV (circuito fechado de televisão ) em uma sala trancada, da qual os funcionários não tenham a chave. Já ocorreram vários assaltos em que os ladrões fizeram o zelador ou o porteiro entregar a fita de gravação. - Responsabilidade do condomínio: em roubos a apartamentos, o condomínio só é responsável se houver serviço de vigilância e for comprovada negligência.
A segurança é um tema muito discutido pois o crime migra fazendo que sempre estejamos atento para possíveis falhas em nosso condomínio, em alguns casos as pessoas envolvidas no processo de segurança. Quando as pessoas envolvidas se mostram frágil faz com que bandidos vejam falhas no sistema.

Contrate profissionais de fora do processo do condomínio para orientar, testar todo o sistema de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário