sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Manual de segurança para condomínios

Os bandidos costumam entrar  disfarçados de entregadores, corretores, oficiais de justiça etc., com um refém abordado na rua, um funcionário ou morador, ou ainda quando descobrem descuidos com as normas.
É impossível mensurar a segurança. A única coisa que se pode afirmar é que
não existe um sistema de segurança intransponível. A explicação é que a violência é gerada por um ser imprevisível: o homem. De qualquer forma, a instalação de câmeras e a contratação de uma empresa especializada, com vigilantes treinados e serviço de monitoramento externo, sempre reforçam e ampliam a segurança e o bem-estar de todos.


• O primeiro alvo será sempre em é a portaria. Por isso, é esse o ponto do edifício que deve estar mais protegido.
• Ao perceber a invasão, o funcionário deverá avisar a polícia e os moradores.
• Caso o porteiro seja rendido, o assalto ainda pode ser impedido se algum morador descobrir a ação criminosa e acionar a polícia antes de ter a residência invadida.
• Caso o assaltante consiga chegar ao apartamento, nenhuma vítima deve tentar reagir.

O muro, o vigilante, o elevador e a porta do apartamento. Quanto maior o número de obstáculos que o assaltante tiver de enfrentar para a invasão, menor será a possibilidade de que ele opte por agir naquele local.
A cada ano cresce o número de assaltos a condomínios residenciais. E muitos dos alvos são os condomínios de alto luxo, com sistemas de segurança aparentemente sofisticados.
Nesses casos, o que pesa na decisão do bandido é a possibilidade de ganhos e a imprevisibilidade da ação. A principal arma que irá usar é o fator surpresa.
Eles tentarão encontrar uma forma de vencer a barreira por uma falha nos procedimentos de segurança, e quase sempre terão as portas abertas por funcionários ou pelos próprios moradores.

O que é estar seguro de verdade?
• Informar-se sobre maneiras de se prevenir contra a violência.
• Muros altos, câmeras de monitoramento e alarmes.
• Contratar empresas sérias e responsáveis.

Em reuniões de condomínio é difícil contar com a presença de todos. Mesmo assim, as
regras de segurança devem ser entregues a todos os condôminos e rigorosamente
cumpridas. Aqui estão algumas propostas que ajudam a aumentar a segurança de seu edifício:

Para os moradores

• Nunca abra a porta do apartamento sem que o porteiro tenha anunciado a visita pelo
interfone, mesmo que seja um funcionário do edifício.
• Use sempre o olho mágico.
• Não entregue cópia de chaves para empregados e parentes e nunca as deixe na
portaria.
• Evite fazer cópias das chaves de casa em chaveiros próximos de sua residência.
• Caso perca a chave de seu apartamento, a melhor decisão é trocar a fechadura.
• Combine uma senha com os porteiros para que seja usada em situações de
emergência. A senha deve ser trocada periodicamente.
• Respeite o homem de segurança e as normas do edifício.
• Antes de contratar um empregado doméstico, realize uma investigação social.
Algumas empresas de segurança prestam esse serviço gratuitamente para os
condôminos do edifício onde fazem a segurança.
• Não permita que empregados domésticos tragam visitas aos apartamentos.
• Nunca guarde grandes quantias de dinheiro ou joias valiosas em casa.

Para os funcionários

• Não forneça a terceiros telefone, nome ou qualquer dado cadastral de
moradores e funcionários do edifício.
• Não autorize a entrada de parentes e amigos de funcionários do condomínio.
• A abertura dos portões de acesso de pedestres e veículos deve ser controlada
pelo vigilante da guarita, nunca pelos moradores.
• Só abra o portão do estacionamento quando estiver seguro de que dentro do
veículo estejam somente moradores.
• Não descumpra nenhuma norma do condomínio ou do manual de segurança.


Para os síndicos

• Realize reuniões periódicas sobre segurança com os condôminos.
• Dê apoio ao pessoal responsável pela segurança e às suas solicitações.
• Mantenha os equipamentos de segurança em bom estado de conservação
e funcionamento.
• Crie um sistema de identificação para os visitantes
As normas de acesso de estranhos ao condomínio são as mais difíceis de
serem cumpridas, mas talvez sejam as mais importantes. Destacamos algumas
sugestões de regras:
Convidados de festas / visitas
Morador – Fazer uma lista de convidados e deixar na portaria.
Porteiro – Autorizar a entrada de pessoas da lista somente após a verificação
do documento de identificação. Não permitir a entrada de pessoas não
autorizadas pelos moradores ou sem a perfeita identificação (mesmo que
se declarem parentes dos moradores).
Entregadores de pequenas encomendas (restaurantes, floricultura, farmácia etc.)
Morador – Receber a entrega na portaria.
Porteiro – Não autorizar a entrada.
Prestadores de serviços (eletricistas, pintores etc.)
Morador – Contratar empresa idônea e pedir atestado de antecedentes
criminais de seus funcionários. Informar ao porteiro o dia e o período em que
um prestador de serviços estará em sua casa e o telefone da empresa
que prestará o serviço.
Porteiro – Permitir a entrada apenas dos que foram autorizados pelo morador
e estejam portando documento de identificação. Confirmar com a empresa,
por telefone, os dados dos prestadores de serviços antes de autorizar a entrada.
Corretores de imóveis
Morador – Informar à portaria quais são os corretores autorizados a visitar o
apartamento.
Porteiro – Autorizar a entrada de corretores e interessados somente quando
estiverem portando documento de identificação. Confirmar com a imobiliária,
por telefone, os dados dos corretores antes de autorizar a entrada.
As invasões a condomínios são sempre muito bem planejadas. Em alguns
casos, os criminosos sabem os nomes dos moradores e estudam hábitos
diários. Confira os métodos mais utilizados pelos assaltantes para invadir
os edifícios:

Atenção!
Há relatos de quadrilhas organizadas que compram empresas de segurança
apenas para planejar assaltos a condomínios, indústrias, bancos, entre outros.
Tais empresas concorrem no mercado oferecendo preços mais baixos, ganham
os contratos, se instalam nas dependências dos clientes e passam a fornecer
informações aos ladrões, facilitando os assaltos.
Cuidado!
Antes de contratar uma empresa, certifique-se de que ela:

• é autorizada pela Polícia Federal;
• apresenta certidões negativas do INSS, FGTS, Secretaria da Receita Federal e ISS;
• paga seus funcionários em dia;
• treina frequentemente seus vigilantes;
• apresenta certidão negativa de protestos.

A contratação de uma empresa idônea, o uso de novas tecnologias e
o monitoramento de imagens são essenciais para garantir a segurança
dos moradores de condomínios residenciais.

3 comentários:

  1. Pablo, nossa empresa atua principalmente com condomínios e o manual é um grande facilitador para a rotina diária dos colaboradores da portaria e segurança, mas nossa experiência de 23 anos na área de patrimônio nos indica que realmente um dos maiores problemas que acabam contribuindo para o sucesso de uma ação criminosa é de fato o que costumo chamar de ZONA DE CONFORTO do morador, que por muitas vezes não abre mão do seu conforto por mais inseguro que seja, em pro da segurança de seus iguais e entes queridos, exemplo: Não aceitam abrir os vidros de seus carros, não aceitam que seus visitantes e convidados sejam identificados, não aceitam regras e erroneamente associam o segurança a conforto quando na verdade deveriam associar a tranqüilidade.
    Hoje nossa expertise atua e resolve bem esta situação, mas no inicio conscientizar era muito difícil.
    Agradeço o espaço e parabenizo o colega pelo tema.
    Abraços a todos

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    1. Pablo, nossa empresa atua principalmente com condomínios e o manual é um grande facilitador para a rotina diária dos colaboradores da portaria e segurança, mas nossa experiência de 23 anos na área de patrimônio nos indica que realmente um dos maiores problemas que acabam contribuindo para o sucesso de uma ação criminosa é de fato o que costumo chamar de ZONA DE CONFORTO do morador, que por muitas vezes não abre mão do seu conforto por mais inseguro que seja, em pro da segurança de seus iguais e entes queridos, exemplo: Não aceitam abrir os vidros de seus carros, não aceitam que seus visitantes e convidados sejam identificados, não aceitam regras e erroneamente associam o segurança a conforto quando na verdade deveriam associar a tranqüilidade.
      Hoje nossa expertise atua e resolve bem esta situação, mas no inicio conscientizar era muito difícil.
      Agradeço o espaço e parabenizo o colega pelo tema.
      Abraços a todos

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  2. Fernando Koda, realmente esta zona de conforto incomoda um pouco e faz com que algumas pessoas abaixem a guarda, é por isso que temos sempre que treinar funcionários, integrar funcionários com moradores para um melhor respeito aos procedimentos de segurança.

    um grande abraço,

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