domingo, 5 de fevereiro de 2012

O PAPEL DO SUPERVISOR

O PAPEL DO SUPERVISOR

O supervisor deve liderar pessoas e fazer gestão diária dos processos, devendo ser recrutado e treinado com esse objetivo. É desejável que tenha conhecimento técnico da área onde atua, mas é mandatório que tenha perfil para liderança e gestão. 

É fundamental que o Supervisor “goste de gente”, pois ele é a liderança mais próxima do empregado. Ele, aos olhos do empregado é a própria imagem da Empresa. É o Supervisor que deve assegurar que ocorra alinhamento entre os valores pessoais dos empregados de sua equipe e a Visão, a Missão e os Valores da Empresa. 

É ele que pode identificar as fraquezas a serem corrigidas nas equipes e é ele quem pode identificar precocemente os talentos dentre a massa de empregados para que possam ser lapidados.

O Supervisor deve garantir a capacitação de sua equipe buscando os treinamentos de acordo com a necessidade individual do empregado.

É o Supervisor que checa e garante que a sua equipe tenha as habilitações técnicas necessárias para o correto desenvolvimento dos trabalhos.

A gestão diária dos processos é responsabilidade do Supervisor bem como a utilização eficaz dos recursos disponíveis. Um ponto de atenção importante na gestão diária é a administração das prioridades e urgências. Essa administração exige a prática do “senso de urgência”. É necessário que o Supervisor conheça fundamentos de planejamento e tomada de decisão. 

É o Supervisor o responsável pela avaliação de desempenho dos empregados ligados à Supervisão.

Existem estudos indicando que parte dos problemas nas empresas pode ocorrer não apenas por falta de normas técnicas ou padrões gerenciais, mas também pelo descumprimento dessas normas e padrões, ou seja, os problemas podem ser gerados pelo comportamento inadequado das pessoas. 

Considerando que a verificação do cumprimento dos procedimentos técnicos e a fiscalização da execução de tarefas são atividades realizadas dentro da Supervisão, devemos analisar o risco e a criticidade dessas atividades e considerar a utilização de inspetores ligados à Supervisão que façam essa fiscalização em campo.

Segundo Falconi (O Verdadeiro Poder, 2009): “Liderar é bater metas consistentemente, com o time e fazendo certo. Quem não bate metas não é bom líder. Se ser um bom líder é conseguir resultados por meio das pessoas, então a pessoa do líder deve investir parte substancial de seu tempo no desenvolvimento de sua equipe.” 

Entendendo o Supervisor como sendo o primeiro nível de liderança da Empresa, podemos considerar para ele a Agenda do Líder proposta por Falconi (O Verdadeiro Poder, 2009): 

LIDERAR COM O TIME
1 - Recrutar;
2 - Treinar;
3 - Inspirar;
4 - Fazer coaching (são atuações do líder voltadas para ajudar os seus subordinados a trilharem o seu próprio caminho de autodesenvolvimento);
5 - Promover a meritocracia;
6 - Tirar pessoas da zona de conforto para que elas se desenvolvam;
7 - Fazer uma avaliação de desempenho honesta e construtiva;
8 - Demitir quando preciso for;
9 - Ter um sistema de incentivos alinhados com metas.

LIDERAR FAZENDO CERTO
1 - Promover cultura única;
2 - Cultura de alto desempenho;
3 - Cultura de fatos e dados;
4 - Cultura de honestidade intelectual;
5 - Cultura de enfrentamento dos fatos;
6 - Alinhamento com os valores da empresa.

LIDERAR É ALCANÇAR METAS
1 - Atribuir metas baseadas em lacunas;
2 - Promover o domínio do método pela equipe;
3 - Promover a aquisição de conhecimento técnico do processo pela equipe.

Falconi: “O Líder é o único agente de mudanças da organização. Não há outra opção”. 

Devemos pensar em possuir um time de Supervisores alinhados com os Valores e o Pensamento Estratégico da Empresa, capacitados para liderar e influenciar o comportamento das pessoas. Um líder tem seguidores e é disso que precisamos.

Autora do texto
Magna Fernandes
Contato: 11 93193343 
Supervisora de Inteligência e Segurança CSN Prada

3 comentários:

  1. Bom dia,

    Mutio boa a colocação das palavras referente ao supervisor, atualmente trabalho como supervisor diante de um grupo de pessoas de todas as idades desde garoto de 16 nos até aposentado com mais de 50 anos, e o que mais satisfaz é a confiança existente entre nós, concordo com o texto em grau gênero e número.Parabéns.
    Deivis Koerich - supervisor de produção.

    ResponderExcluir
  2. Ursino da Silva Novaes9 de fevereiro de 2012 às 17:44

    Boa Tarde!!
    O assunto escrito sobre supervisor esta bom, mais poderia ter escrito sobre a importância dos itens de contrôle e de verificação tanto do supervisor como de seus colaboradores,assim como também a necessidade de todos da equipe estarem muito bem treinados na metodologia de solução de problemas e na abrangência da qualidade total referente a cada posto de trabalho ou tarefa a ser executada.Outro ponto importante esta em conhecer: fornecedores, materia prima,insumos,clientes internos e externos.
    Parabens.
    um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o assunto sobre o papel de um supervisor.

    ResponderExcluir